Boa parte da minha famÃlia materna é empreendedora, então cresci sempre com essa referência presente. Meu pai, por um perÃodo, teve um bar, pois sempre teve e ainda tem um perfil muito comercial. Ele conhecia todos na cidade em que morávamos e tinha muitos amigos. Tive a sorte de herdar seu lado comercial e polÃtico; nunca o vi em conflito com absolutamente ninguém.
Com o tempo, percebemos que as referências profissionais se tornam um espelho dos nossos pais e familiares, mostrando mais uma vez a importância da estrutura familiar, onde os mediadores desempenham o papel que lhes cabe. É curioso como essa percepção só se torna clara após muitos anos de autoconhecimento.
Quando adotamos o princÃpio de honrar nossos pais, com todos os seus defeitos e falhas, nossa vida começa a fluir de maneira mais harmoniosa. Eu gostaria de ter tido essa sabedoria no inÃcio da minha jornada empreendedora, mas tudo tem seu tempo. O momento de honrá-los é agora.
Ao refletir sobre a influência familiar em nossa vida profissional, também começamos a entender que nossas escolhas e valores são, muitas vezes, moldados por essas primeiras referências. Não se trata apenas de seguir os passos dos nossos pais, mas de reconhecer a herança de experiências e aprendizados que nos foi passada. Essa conscientização nos permite ressignificar nossos próprios caminhos e tomar decisões mais alinhadas com quem realmente somos.
Por fim, é fundamental reconhecer que cada geração tem a oportunidade de aperfeiçoar o legado que recebe. Ao absorvermos o que há de melhor nas experiências de nossos familiares, podemos transformar essas lições em novas formas de agir e pensar, contribuindo para um futuro onde as tradições são respeitadas, mas também reinventadas à luz de novos desafios e perspectivas. Afinal, a verdadeira evolução profissional está em honrar o passado enquanto construÃmos o futuro.
FELIZ DIA DOS PAIS!
Comments